Você sabia que após 3 anos sem movimentação você pode sacar o saldo do seu FGTS ?

Em teoria o seu FGTS é para lhe ajudar em diversos momentos da vida, ou seja, sempre que você está afastado de um trabalho formal ou não tem emprego.

Assim, ele tem algumas situações onde você pode sem grandes problemas sacar o saldo. Muita gente, que optou por tomar conta do seu próprio nariz ou, até, não conseguiu retornar ao mercado de trabalho não sabe que após 3 anos de inatividade de uma conta FGTS ela pode, sem nenhum problema, ter o seu saldo completo resgatado.

E o que é esta inatividade ? A falta de depósitos. Ou seja, neste período de 3 anos você não esteve dentro de um contrato formal de trabalho CLT ( que é a carteira assinada ) e ela não foi movimentada.

Vale ressaltar que, inclusive, quando você passa em um concurso público pode fazê-lo, já que o funcionário público por ter a estabilidade por lei no trabalho, não tem o FGTS . Portanto, qualquer um deles ( que não esteja sobre a CLT ) pode ir a caixa e solicitar o saque.

E como saber se tenho direito ?

Há uma lei que rege isto. Quem foi afastado do emprego até 13 de julho de 1990, independente de qualquer que seja o motivo do afastamento pode sacar todos os valores vinculados ao contratos de trabalho até aquela data ( Inclusive se for um pai, mãe ou parente já falecido ).

A partir de 14 de julho de 1990 para o saque da conta do FGTS inativa o trabalho irá precisar de dois requisitos ( ambos tem que estar preenchidos ) :

  • Ter estado no mínimo 3 anos fora do regime FGTS ( ou seja, 3 anos longe de um contrato de carteira assinada );
  • Estar no mês de seu aniversário ou posterior.

Eu faço aniversário no mês de novembro. Sai do meu emprego em janeiro de 2012 e até janeiro de 2015 não consegui nenhum emprego ou trabalhei com carteira assinada. Preenchi neste momento 3 anos de afastamento do regime CLT / FGTS.

Mesmo tendo alcançado os 3 anos eu terei que aguardar até novembro de 2015 para fazer o meu saque do FGTS.

Por isto , é bom lembra que podem ser 3 anos e alguns meses, e isto vai variar de mais para menos dependendo do mês do seu aniversário.

Quais os documentos são necessários para o saque do meu saldo FGTS ?

Estes são os documentos necessários e colocarei em negrito os que normalmente são pedidos ( aconselho ver o vídeo acima para entender o processo ) :

  • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;
  • Cartão do Cidadão ou Cartão de inscrição PIS/PASEP ou número de inscrição PIS/PASEP ou
  • Inscrição de Contribuinte Individual junto ao INSS para o doméstico não cadastrado no PIS/PASEP;
  • CTPS constando o contrato de trabalho cuja conta vinculada está sendo objeto de saque ou
  • Comprovante do afastamento do trabalhador, quando não constante da CTPS ou
  • Cópia autenticada da ata da assembléia que deliberou pela nomeação do diretor não empregado e comprovando o desligamento até 13/07/90, inclusive
  • Declaração da sociedade anônima deliberando pela suspensão definitiva do recolhimento do FGTS para os diretores não empregados, ocorrida há, no mínimo, três anos, até 13/07/90, inclusive;
  • Cópia do Contrato Social registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos ou na Junta Comercial, ou ato próprio da autoridade competente publicado em Diário Oficial, comprovando o desligamento até 13/07/90, inclusive;
  • Solicitação de Saque do FGTS (SSFGTS): formulário que deve ser preenchido corretamente e assinado, disponível em qualquer agência da CAIXA ou banco conveniado.

Mas calma que eu sei que são muitos documentos mas nem sempre todos eles serão pedidos. E este saque, como eu já disse só podem ocorrer a partir do primeiro dia útil após 3 anos fora do regime FGTS.

Quanto eu vou receber ao sacar minhas contas

Não há como mensurar isto, pois cada caso é um caso. Mas você irá conseguir sacar todo o saldo das suas contas FGTS que estejam inativas a mais de 3 anos e que lógico, satisfaça todas as condições acima.

E como saber qual é o valor total ? Se internet não for um problema para você é só ir a este site ( da Caixa ) e consultar todas o seu saldo .

Use a opção “Extrato do FGTS” para que você possa fazer a soma dos saldos e saber qual é o valor que você irá receber.

Lembrando que estes valores, conforme é falado no vídeo, irão ser disponibilizados para você 5 dias úteis após o seu pedido, ou seja, levemos em consideração que você peça amanhã, dia 11/01/2016, os valores só estarão disponíveis a partir do dia 19/01/2016.

Dúvidas ?

Se ainda houverem dúvidas, só usar o espaço de comentários para perguntar 🙂

  • Tereza Helena Cardoso

    Bom dia, gostaria de saber eu tenho uma conta do fgts,inativa a mais de 3 anos, só que eu tenho outra nativa, neste causo posso sacar a inativa?

    • Tereza, você tem que estar afastada do regime CLT / FGTS ( ou seja, carteira assinada ) durante 3 anos.

      Como você ao que parece está empregada atualmente, você não pode fazer o saque fora os que são permitidos por lei, como saúde, compra de casa, se não me engano material de construção etc.

      Este tipo de saque, citado no post, só pode ser feito por pessoas que não tem vínculo empregatício durante 3 anos.

  • keila

    Ola meu marido nao recebe fgts des de 2011 ai ele trabalha pra prefeitura mais e contrato nao depositam fgts ele podi ta sacando ???

    • Se não há contrato de trabalho sobre o regime CLT ele deve procurar a caixa econômica federal para ver o valor que ele tem direito para sacar.

  • Marcelo Rocha

    Ola desde julho de 2012 não tenho resgistro na carteira. posso resgatar meu fgts?

    • Se já deram 3 anos sem registro na carteira e seu aniversário, como fala o texto acima, sim, você pode.

  • Ronaldo Magalhães

    Minha mãe faleceu em 2006.posso tentar ver se tem algo que eu e meu irmão possa receber já que somos os filhos?nos ajudem por favor.

    • De acordo com a lei vocês tem o direito mas devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para conseguir maiores informações. Lá é que lhe darão todas as coordenadas para que consigam fazer o saque.

  • Marcus Tp

    Olá, eu tenho um lapso de tempo de 3 anos sem contribuição no FGTS, porém agora estou empregado, posso usar a prerrogativa dos 3 anos sem contribuição para saque da conta inativa ainda que esteja empregado hoje? Obrigado.

    • Infelizmente não. Se você não sacou durante o período em que sua conta esteve inativa, infelizmente, agora, após ela novamente estar ativa não poderá mais sacar.
      Isto só, vale, como já dito, para pessoas que estão fora do regime CLT / FGTS durante estes 3 anos.

  • Marcos Alves

    Boa tarde,
    Tenho uma dúvida em relação a saldo de conta inativa do FGTS.
    Eu tenho Saldo inativo de 5 empresas que eu trabalhei registrado de 1998 a 2010.
    No período de 15/07/2010 à 01/06/2014 eu não tive nenhum registro em carteira e consequentemente nenhum depósito no FGTS, então fiquei quase 4 anos sem vínculo no FGTS. Mas depois de 2014 tive mais 3 registros em carteira, e estou sem registro desde 01/02/2016.
    Mas enfim, minha pergunta é: Por eu ter ficado quase 4 anos sem vínculo no FGTS eu posso sacar os saldos inativos mesmo que eu tenha vinculado novamente depois?
    Pois se era um direito meu em 2013 (quando completou 3 anos) e eu não saquei por desconhecer essa informação, mas continua sendo um direito e posso sacar os saldos inativos até 2010??
    Pode me esclarecer melhor essa informação?

    • Não , a partir do momento em que voc~e é novamente contratado com vínculo ao FGTS você perde o direito.
      OU seja, você precisa estar fora do registro FGTS pelo tempo que é explicado no texto.

  • Cassio de Mattos Dias

    Boa tarde!

    Minha dúvida é a seguinte: Pedi demissão no dia 01/05/2013. No dia 01/05/2016 fez 3 anos que minha conta no FGTS não é movimentada. Posso efetuar o saque no mês do meu aniversário, que é em Novembro. Se eu conseguir um emprego com carteira assinada neste meio tempo (Julho, por exemplo), ainda assim poderei efetuar o saque em Novembro? Entendo que o requisito dos 3 anos foi atendido, logo teria um direito ao saque. Está certo?

    • Não, a partir do momento que você conseguir um novo emprego você perde o direito pois irá voltar para o regime do FGTS.
      Você tem que se manter fora do regime FGTS até o saque. Em qualquer mudança de status o direito é perdido.

      • Cassio de Mattos Dias

        Um dos documentos que deve ser levado é (informação retirada do site do FGTS): “CTPS e cópia das páginas em que conste a identificação do trabalhador, o vínculo empregatício do qual está sendo solicitado o saque e a página imediatamente posterior que deve estar sem preenchimento ‘ou’ que contenha contrato firmado cuja admissão seja posterior aos 3 anos ininterruptos.” Pelo que entendi, se a página posterior estiver com contrato de trabalho com data de admissão posterior aos três anos, vale para o saque. Não seria isso? O grifo no OU foi meu.

        • Não como é falado no vídeo, a partir do momento em que você entra novamente no regime do FGTS ( ou seja, carteira assinada novamente ) você perde o direito de saque.

          Mas na dúvida o local indicado para dirimir as dúvidas é a própria caixa econômica federal, que pode lhe informar tudo com mais certeza.

        • fbl

          Boa noite Cassio. Procurando informações sobre saque do meu FGTS, me deparei com sua pergunta, que é a mesma situação que passo. Nao sei se ja confirmou na Caixa ou não. Eu completei 3 anos sem CTPS assinada em jul16, mas tive a carteira assinada por 1 mês entre set16 e ou16 e faço aniversario em janeiro. Estou tambem querendo saber se isso me impede de sacar meu FGTS. Obrigado pela ajuda. Abs

          • Se você completou 3 anos de carteira assinada em julho de 2016 e assinou a carteira novamente em set16, você só tera o direito de sacar o seu FGTS a partir de set de 2019, quando completará 3 anos fora do regime FGTS.

  • Francisco Fernandes

    Tenho 7 contas inativas , sendo que, 2, uma de 1993 e outra de 1997 , não tem a data de afastamento no sistema , mas há tais datas na carteira profissional comprovando minha saidas de ambas as empresas.
    Fui fazer a retirada e o Caixa disse que eu não poderia sacar por conta desse problema.
    Insatsfeito , liguei no SAC CAIXA CIDADÃO : 0800 726 0207, falei com Glicia e a mesma informou que não importa se a conta não tem data de afastamento, desde que seja uma CONTA INATIVA , eu poderei sacar em qualquer agência da CAIXA .
    E ai , o que faço?
    Quem está correto , o caixa , ou a menina do SAC ?

    • Bom … eu não tenho como discutir com ninguém da Caixa. Portanto, o ideal é ir lá novamente e pedir para conversar com algum gerente ou ir diretamente a algum posto de atendimento do INSS que poderá lhe resolver as dúvidas.

  • karina queiroz

    boa tarde,
    tenho 3 anos sem contrato na clt, mas em 2014 paguei alguns meses como contribuinte individual, pois abri uma empresa que infelizmente já fechei, tenho direito de receber o fgts retido???

    grata

    • No seu caso o melhor jeito é entrar em contato com algum gerente da caixa para ele lhe explicar se você tem direito ou não.
      Na realidade CLT é o contrato de trabalho dentro deste regime. Se você pagou como contribuinte individual você não estava dentro do regime CLT portanto, não tinha FGTS.
      Mas o ideal é entrar em contato com a própria Caixa que eles irão lhe explicar o que fazer ou se você tem direito ou não.

      • karina queiroz

        muito obrigada ataliba.

  • Joao Magalhaes

    boa tarde tenho uma conta inativa com saldo 8 mil so aposentado faz 13 anos por invalidez tenho direito de sacar esse valor pois fui ano passado na caixa falaram q nao

    • Joao, no seu caso aconselho a procurar um advogado especializado nisto. Infelizmente se a caixa disse que não, a priori, vale o que eles falaram.
      Mas um advogado especialista poderá lhe dar melhores informações.

  • Geysa Macarin Rodrigues

    Li tudo e continuo com duvida, pedi demissão de uma empresa(1) em março de 2012. não pude sacar o FGTS.
    logo após em julho de 2012 entrei em outro empresa(2) clt, fui demitida, saquei , e depois em outra empresa(3) em dezembro de 2012 e permaneci até março de 2013, contrato temporário e saquei tb, estou há mais de 3 anos fora do regime clt. ainda tenho direito de sacar o FGTS da empresa 1? obrigado.

    • Se você está fora do regime CLT a 3 anos pode sacar o saldo inteiro.
      Mas isto só o pessoal da caixa pode lhe dizer com certeza, quando irão lhe dar um extrato de todas as suas contas.

  • Patrícia

    Bom dia, estou com dúvidas, eu pedi demissão das 2 últimas empresas que trabalhei, sendo a última 21/05/2014 e estou sem registro até o momento, meu aniversário é tbm é dia 21/05, terei direto de receber agora em 2017 no mês do meu aniversário? E receberei das 2 empresas?
    Obrigada.

    • Sim Patricia, você poderá sacar o saldo inteiro da sua conta FGTS. O saldo e o que você receberá o profissional da caixa lhe falará quando você der entrada nos papéis para sacar.

  • ALEXIS COUTO SANTANA

    Eu fiz aniversário em junho e completei 3 anos fora do regime CLT agora em novembro. A questão do mês de aniversário é valido para o ano corrente ou só posso resgatar a partir do mês do próximo aniversário, ou seja, neste caso, no próximo ano?

    • Bom, eu acredito que você já tenha direito, mas, como seu sempre digo aqui, o local mais rápido para conseguir as informações corretas é numa agência da caixa.
      O pessoal é bem rápido para tirar esta dúvida.

  • Nathalia Silva

    Pedi afastamento sem remuneração por 2 anos, após pedi a conta da empresa ( regime CLT), totalizo 3 anos sem movimentação/ depósito na minha conta, fiz aniversário em novembro . Posso sacar meu fgts?

    • Se o seu aniversário for antes do momento em que você completou 3 anos sim, caso não somente no ano que vem após o seu aniversário.

  • Cleber Motta

    Boa noite, minha esposa esta sem depósitos do FGTS a quase 4 anos, porem o desligamento da CLT só foi realizado a 18 meses por solicitação dela, neste caso ela poderá sacar o FGTS?

    • Neste caso o ideal é contactar um advogado especializado em causas do trabalho para que ele lhe dê uma resposta mais certeira ou então se dirigir a Caixa e eles lhe darão as informações.

  • Bruno Santiago

    Olá,

    Tenho uma dúvida, mas acho que já sei a resposta, lá vai.

    No site da caixa diz:

    1 • Conta sem créditos de depósito há mais de 3 anos e com afastamento até 13.07.1990, inclusive;

    2• Trabalhador fora do regime do FGTS por mais de 3 anos ininterruptos para contratos de trabalho extintos a partir de 14/07/1990, inclusive; (saque a partir do mês de aniversário, após a aquisição do direito);

    Tenho uma conta referente ao extrato de uma empresa, que o último “depósito” foi na data de 05/04/2012 “150-DEPOSITO MARCO/2012” a qual vem referido dessa maneira.

    Porém outros valores de movimentação são mostrados, descritos como “CREDITO DE JAM 0,003897” que são mensalmente atualizados, com correção de juros em centavos.

    Esses créditos de JAM contam como depósito referentes que não entram no item “1” de contas sem créditos de depósito há mais de 3 anos?

    • Não os juros são somente a correção que você recebe todo mês. Isto não conta como depósito, pode ficar tranquilo.

      • Bruno Santiago

        Obrigado, Hoje saiu que o governo vai liberar os saques para as contas inativas. Acho que ano que vem eu consigo sacar!

      • Luan

        Não conta como deposito, porém continua ativa por conta disso? Pois saí dá empresa em Dez/2012 e a mesma continua ativa.

        • Qualquer outro erro, você deve se dirigir a uma agência da caixa e procurar saber o que está ocorrendo.

        • Luan, vamos ser claros, não sei. Sua conta continua ativa por algum motivo.
          E qual o motivo ? Não tenho a mínima idéia.
          E como você vai descobrir isto ? Desligando o seu computador, encaminhando-se a uma agência da caixa econômica federal e tirando esta dúvida.
          Caso discorde, tem a opção de se encaminhar a um escritórios de advogados especializados em causas trabalhistas para que ele consiga reverter a situação, estando errada.

  • Rick Silva

    faço aniversario no fim de setembro e estamos em dezembro, estou a mais de 3 anos sem trabalhar, posso sacar meu fgts?

    • Se você cumprir todos os requisitos necessários, sim, você pode sacar. Fica meio difícil te falar sem que você tenha colocado as datas exatas.

  • julio oliveira

    Boa noite tenho uma conta que ficou inativa por 5 anos e neses 5 anos nao tive registro em carteira mas atualmente estou trabalhando registrado sera que tenho direito a sacar o valor desa conta inativa

    • Não, a partir do momento em que você voltou a fazer parte do regime de carteira assinada, ou seja, CLT, você perdeu qualquer direito posterior a este momento.
      Portanto, não, você não pode fazer o saque. A não ser que entre no programa atual do governo que irá liberar estes saques de contas inativas.

  • Viviani Pinheiro da Cunha

    Boa Noite meu meu ultimo registro em carteira foi em 21/09/2012 então já posso solicitar em agosto mês do meu aniversário o saque do FGTS ?

    • Vamos lá.
      Se você teve o último registro em 21-09-2012 passou a cumprir um dos requisitos em 21-09-2015 .
      A partir do seu primeiro aniversário deste ano, desde que não haja NENHUM REGISTRO EM CARTEIRA após isto, você pode requisitar seu saque.

  • Wellington França

    Olá, tenho um dúvida,desde 24 de Abril de 2012, não tenho registro em carteira. No caso , são mais de 4 anos com a conta inativa, faço aniversário em novembro, posso ir na caixa e fazer solicitação para receber o meu FGTS?

    • Veja, vamos então :

      se você saiu em 24 de abril de 2012 a partir do dia 24 de abril de 2015 você já tinha direito a partir do primeiro aniversário.
      Ou seja, sim, você pode ir requerer na caixa a qualquer momento o seu saldo fgts.

  • Wellington França

    Desde já agradeço a atenção

  • Leandro Farias

    Olá saí do meu último emprego em 30/02/2013sera que hoje 05 /01/2017 eu consigo fazer o saque ou tenho que esperar o mês de meu aniversario ( junho)

    • Bom, o mês 02 não tem 30 dias, então acredito que seja dia 30/12/2013.
      Sendo assim, somando 3 anos, você pode sacar a partir do dia 30/12/2016.

      Se seu aniversário for junho, realmente, você tem que esperar o mês de junho para fazer seu saque.

  • Rafaela Andrade

    Boa noite. Pedi demissão há 2 anos e minha conta do fgts continua ativa e assim não poderei sacar o fgts pois tem que ser conta inativa. O que fazerr?

    • A conta de FGTS fica inativa somente após 3 anos ininterruptos fora do regime CLT ( FGTS ). Após completar 3 anos no seu primeiro aniversário você poderá a partir daí sacar.
      Com 2 anos sua conta não ficou inativa. Portanto, tem que esperar.

      • Rafaela Andrade

        PAra sacar preciso ter o termo de rescisão?nao fiz a homologação mas dei baixa na carteira. Só levando a CArteira consigo?

        • Só ir direto a Caixa Econômica com seu número de PIS e eles irão lhe falar quais os valores que você tem direito de sacar.
          Se a carteira de trabalho tiver o número de PIS, sim, é só ela que você tem que levar.

  • marcopolo de lima

    Cara tenho 2 duvidas, Pedi demissão no final de 2013, porém 4 mêses depois assinei a carteira e estou assinado até então, a conta permaneceu inativa por mais de três anos, então só na poderei sacar porque estive assinado até então? Segunda dúvida, quando fiquei sabendo do saque de contas inativas fui procurar saber sobre a conta em questão, e descobrir que faltava alguns depósitos, a rescisão que constam no relatório das caixa constava apenas o que estava depositado, nesse caso à quem é o dever de fiscalização de depósito do beneficio?

    • Se você ficou 3 anos sem carteira assinada, deveria ter sacado antes de assinar. Assinou novamente você perde todos os direitos e não poderá sacar.
      Quanto aos depósitos, procure um advogado especialista na área, seu sindicato ou então, o próprio ministério do trablaho. Quem vai lhe responder de quem é a responsabilidade é uma destas pessoas.

  • Rodrigo Nogueira

    Olá Ataliba, boa noite!

    Qual seria minha dúvida: Meu ultimo registro em CTPS fora em 07/01/2014 (demissão), no entanto, já contava com algumas contas inativas de outras empresas. Em 07/01/2017, computei os três anos fora do regime do FGTS. Logo, posso sacar o saldo das contas inativas. Porém, meu mês de aniversário é abril, então, só posso pleitear este beneficio a partir de 01/04/2017. O “x” da questão é que estou para ser contratado nesta próxima semana. Neste caso, assinada a CTPS fica afastado o quesito para sacar o saldo das contas inativas?

    Caso a resposta seja positiva. A saída seria sacar com base na autorização que será liberada pelo governo federal?

    “O presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira (22) que o governo vai liberar o saque de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativas até dezembro de 2015.”

    • A partir do momento que você foi contratado você perde todos os direitos anteriores. Você tem que estar ‘afastado do regime FGTS’ até pelo menos o dia de saque dos valores.
      Quanto a segunda parte da pergunta, sim, pode ser uma opção.

  • Cleide Lopes de Oliveira

    Bom dia. Completei 3 anos sem contribuição de fgts no dia de hoje 7 de fevereiro. Fiz aniversário dia 5 de fevereiro. Ou seja ainda estou no mês do meu aniversário. Posso sacar agora ou terei q esperar o calendário dos inativos q até agora não foi anunciado?

    • Olha Cleide, em teoria, não, você teria que esperar seu próximo aniversário para sacar mas …
      Para realmente tirar esta dúvida só um funcionário da caixa ou um advogado especializado em causas trabalhistas, que não é o meu caso.

    • Beatriz Leandro Paola

      Oi Cleide pode sim sacar. Vai na caixa q eles vão te informar. Nao e necessário esperar pela data do calendário.

  • Ruano Martinez Schulze

    Boa tarde, agora que o governo liberou a resgate de contas Inativas, começam surgir as dúvidas.
    A minha situação é a seguinte.
    Em outubro de 2009 pedi demissão de uma empresa, porém a conta no FGTS continua como Ativa depois desses anos todos. Gostaria de saber como devo proceder nesse caso. Devo entrar em contato com a empresa em questão para eles efetuarem a baixa na conta? A caixa vai reconhecer que não trabalho mais nessa empresa, e vou poder resgatar o valor?
    Visto que parecer ser uma falha da empresa de não ter dado baixa nessa conta quando solicitei demissão.

    • Não há como saber. Vá direto a caixa e tire a dúvida. Caso não consiga, consulte um advogado do trabalho que ele irá lhe responder com mais certeza.

  • Sérgio

    Bom dia. Sai de uma empresa em 2008 e o último depósito efetuado na minha conta de fgts foi em 31/10/2008, dai por diante só temm recebido os créditos de JAM, porém minha conta ainda estána situação de Ativa. Como fazer para receber este dinheiro? Obrigado.

    • Somente um advogado especialista em direito do trabalho vai lhe responder isto com mais certeza.

  • robson velho

    boa noite…estou afastado da empresa a 5 anos..e meu fgts esta sem deposito nesses anos..posso retirar meu fgts

    • Se você não estiver trabalhando com carteira assinada sim. Caso não estja pode tentar sacar agora que o governo liberou o saque.

    • Amigo ficou um pouco estranho sua pergunta. Se você estiver a cinco anos afastado do regime FGTS, ou seja, sem carteira assinada você pode sim sacar.
      Caso não esteja, não pode. Mas você pode tentar sacar agora, que o governo liberou o saque em contas inativas.

  • William Fernandes Santos

    Agora em Março faço os 03 anos cem registro em carteira, e tenho um saldo de fgts inativo posso da entrada nele normalmente no mês do meu aniversario ou tenho que esperar a data pra saque dessa nova regra?

    • Bom, você pode usar a nova regra ou a antiga regra. Interessante é ir a caixa e ver qual dos dois será melhor para você.

  • Genivaldo Da Silva Souza

    então se eu tenho 3 anos sem registro e faço aniversário so em julho,eu não posso retiralo agora

  • Gustavo Henrique

    Olá, bom dia?
    Sou empresário pelo regime de MEI, mesmo sendo MEI posso sacar os FGTS inativos desta modalidade?

    • Bom, teoricamente sim porque você não está ligado ao regime CLT que é o que contempla a carteira assinada.
      O MEI paga um valor de INSS tal qual o autônomo no seu valor mensal de contribuição.
      Mas é bom dar um pulo na Caixa para ter certeza. Eles lhe informarão com certeza isto.

  • Maycoln Bueno

    Amigo! Empresa em que trabalhava fechou a portas e não abriu falencia, não deu baixa na carteira, final do ano de 2016 se completou 3 anos que estou desempregado e sem depositos de FGTS, portanto não tenho nenhum doc que comprove esse desligamento e continuo registrado nessa empresa! fiz a pesqueisa e a conta do FGTS ainda se encontra ATIVA, vou conseguir receber nessa situação?

    • Seu caso é mais complexo. Entre em contato com um advogado trabalhista e ele irá lhe dizer o que fazer, pois tem uma série de problemas no seu caso aí.
      Não sei se um funcionário da caixa saberia lhe responder, mas, pode ser uma opção.
      Eu vou ficar lhe devendo, pois no seu caso não sei lhe responder mesmo.

  • Daniela Ferreira

    Fui mandada embora por justa causa tem três anos q não registrei. Faz um mês q registrei ainda posso sacar

    • Não. Registrou você perde o direito neste formato mas, ao mesmo tempo se sua conta estiver realmente inativa, você deve procurar a caixa e dar uma olhada se você não pode aproveitar a chance que o governo deu este ano de sacar as contas inativas.
      A primeira leva inclusive já saiu. Se você perdeu, infelizmente, perdeu a chance mesmo.

  • Daniela Ferreira

    Fui mandada embora por justa causa só q minha conta continua ativa eles não atualizou na caixa não estão depositando com minha minha rescisão de contrato e minha carteira poderei sacar o fgts

    • Bom se você foi mandada embora por justa causa e sua conta continua ativa, e tem mais de 3 anos sem movimentação você deve ir a caixa econômica federal e ver o que está ocorrendo.
      Caso não tenha 3 ANOS DE INATIVIDADE, conforme o post fala … não temo como você sacar.

  • day

    ola trabalhei durante um ano em uma empresa,2012 ate 2013, até hoje 2017 nao trabalhei registrado.recebi tudo certinho o fgts e o seguro,mesmo tendo recebido da empresa eu consigo pegar alguma coisa depois de 4 anos sem fgts?

    • Acredito que se houver realmente algo a ser recebido, você pode sim ir a caixa e ver se consegue receber.

  • rogerio krutsch

    boa tarde, tenho duas contas de FGTS dá mesma empresa uma no cnpg dá filial e outra dá matriz, a 9 anos que a conta FGTS dá filial não recebe mais depósitos somente a conta dá matriz.
    Gostaria de saber se posso solicitar saque desta conta dá filial , pois ela não recebeu mais depósito.
    Ressaltando que ainda trabalho na empresa.

    • Se a conta está como inativa, você pode. Se ela não está como inativa, não, você não pode.
      Só conferir se ela está inativa ou não. Seu caso é meio diferente e o ideal mesmo é você ir a caixa para saber realmente o que pode ou não ser feito.

  • Marcelo San

    Tinha um fundo inativo de 1985 a 1989. Até então pensei que receberia só na aposentadoria. Com a liberação agora neste ano de 2017, não consta os valores na CAIXA. Disseram que já saquei em agosto de 1993. Fui na CAIXA, pedi uma comprovação de minha assinatura ou coisa assim…eles disseram que já se passou 20 anos e prescreveu. E agora fiquei sem resposta…como faço pra eu de fato, saber se saquei mesmo!? Liguei no setor de reclamação da CAIXA e me responderam isso: Prezada Senhor,
    1 Em atendimento à sua reclamação, registrada na Ouvidoria CAIXA, que relata saque de conta vinculada do FGTS, que já ocorreu em 10/08/1993, comunicamos que tentamos contato pelo telefone informado, porém sem êxito.
    2 Verificamos que os valores foram débitados e pagos na agência Guarapuava a partir da data acima informada, pelo motivo de conta inativa por 3 anos fora do regime do FGTS.
    3 Lembramos, ainda, que a prescrição relativa a reclamações sobre o FGTS é de 20 anos, sendo assim não existe “documento de criptografia”

    • Meu amigo, não tenho a mínima idéia de como você pode fazer isto.
      Conselho é procurar um advogado trabalhista para tentar resolver este seu problema.

      Agora, é bom lembrar que a Caixa realmente só tem obrigação de guardar o documento pelo tempo que a lei manda. No caso em questão, dizer que não há documento de criptografia é praticamente dizer que eles não tem mais os dados ou documentos no sistema deles.

      Mas como eu disse, só um advogado especializado neste tipo de causa que poderia lhe dizer como proceder em um problema assim, se há como reaver os dados e etc.

    • Meu amigo, não tenho a mínima idéia de como você pode fazer isto.

      Já tentou ver o histórico do FGTS na sua conta na caixa ? Tem um local onde você pode criar um perfil onde você pode ver isto.
      Mas como seu caso é super complicado, eu iria a um advogado trabalhista para entender todo este problema e aí, ele lhe aconselhar corretamente sobre o que e como fazer.

      Agora, é bom lembrar que a Caixa realmente só tem obrigação de guardar o documento pelo tempo que a lei manda. No caso em questão, dizer que não há documento de criptografia é praticamente dizer que eles não tem mais os dados ou documentos no sistema deles.

      Seu caso é bem complicado mesmo. Vale uma visita a um advogado.

  • Regislane Alves

    Olá boa tarde minha dúvida é a seguinte pedi demissão do emprego 2010 fui ver se conseguia sacar o FGTS inativo a atendente dá caixa me informou que minha conta está zerada porque tenho mais de 3 anos sem carteira assinada isso procede ou tenho de procurar outra forma para receber obrigada.

    • Bom, não sei seu caso aí fica meio difícil lhe dizer. Se você pediu demissão em teoria o saldo ficou retido.
      Se ele ficou retido o dinheiro está na Caixa e não pode ter sido sacado por ninguém além de você.
      Assim, eu aconselho a ir lá de novo e pedir todos os extratos da sua conta, também de saque para você ver o que ocorreu.
      Eu início de 2016 ( se não me engano ) completei 3 anos sem carteira assinada e fiz isto. Fui a caixa, pedi todos os extratos das contas, confirmei tudo e pedi a liberação. Uma semana ou 10 dias depois, não me lembro, peguei o dinheiro sem problema nenhum …
      Caso tenha erro mesmo você terá que procurar um advogado especializado em causas deste tipo, que eu também não tenho para lhe indicar.

  • Joyce Moraes

    Ola Bom noite
    Bom eu trabalhei em uma empresa dia 04/03/2013e foi mandada embora no dia 01/06/2013,queria saber se tem direito de sacar a contas inativas ,pk eu entrei em um aplicativo da caixa ,só que naao aparece que eu tenho saldo e nem conta inativa ,só que eu vi em um vídeo no YouTube falando que quando acontece isso pode ser pk a empresa naao informou os dados corretamente ou naao informou a data ,de rompimento do contrato de trabalho intão e como se a conta tive ativa ainda ,intão queria saber se eu for em uma agência da Caixa e dar entrada dos meus documentos e a informação do rompimento da empresa ah mas de 3 anos eu consigo sacar e se sem o cartão do cidadão ou consigo fazer isso ?
    E quando eu sair da empresa eu peguei o fundo de garantia queria saber se mesmo assim tem direito ? Deste já obrigado

    • Aconselho a procurar a caixa ou um advogado trabalhista

      • Joyce Moraes

        Ah sim muito obrigada ,mas eu tenho direito neh de sacar

        • Joyce, vc ficou 3 meses no emprego e isto é o contrato de experiência.
          Quando há a dispensa neste formato é como se você tivesse sido mandada embora sem justa causa, você saca todo o saldo do FGTS.
          Portanto sua conta está zerada.
          Caso haja algum saldo, sim, vc tem direito ao saque.
          Mas certezas só um advogado irá lhe dar e eu não sou advogado.

  • clesia azevedo

    Bom dia! Fui demetida dia 30/05/2014, recebi meu fgts sem os 40%. Até hoje não estou trabalhando de carteira assinada. Será que tem uma graninha me aguardando? obrigada!

    • Só ir a caixa com seu número de PIS e pedir o levantamento.

  • clesia azevedo

    Boa tarde! Fui demitida no dia 30/05/2014, recebi meu fgts sem os 40%, Até hoje não trabalho de carteira assinada, será que tem alguma graninha para eu receber? Obrigada!

    • Só ir a caixa com seu número de PIS e pedir o levantamento

      • clesia azevedo

        Muito obrigada querido! Tenha uma boa noite!

  • maicon robeto de oliveira

    Ola fui mandado embora e recebi todos os direitos,mais ja fais 3 anos que estou sem registro tenho direito alguma coisa?

    • SE houver algum saldo, sim você tem direito.
      Mas para ter certeza, só indo a uma agência da Caixa Econômica Federal.