Você sabia que após 3 anos sem movimentação você pode sacar o saldo do seu FGTS ?

Em teoria o seu FGTS é para lhe ajudar em diversos momentos da vida, ou seja, sempre que você está afastado de um trabalho formal ou não tem emprego.

Assim, ele tem algumas situações onde você pode sem grandes problemas sacar o saldo. Muita gente, que optou por tomar conta do seu próprio nariz ou, até, não conseguiu retornar ao mercado de trabalho não sabe que após 3 anos de inatividade de uma conta FGTS ela pode, sem nenhum problema, ter o seu saldo completo resgatado.

E o que é esta inatividade ? A falta de depósitos. Ou seja, neste período de 3 anos você não esteve dentro de um contrato formal de trabalho CLT ( que é a carteira assinada ) e ela não foi movimentada.

Vale ressaltar que, inclusive, quando você passa em um concurso público pode fazê-lo, já que o funcionário público por ter a estabilidade por lei no trabalho, não tem o FGTS . Portanto, qualquer um deles ( que não esteja sobre a CLT ) pode ir a caixa e solicitar o saque.

E como saber se tenho direito ?

Há uma lei que rege isto. Quem foi afastado do emprego até 13 de julho de 1990, independente de qualquer que seja o motivo do afastamento pode sacar todos os valores vinculados ao contratos de trabalho até aquela data ( Inclusive se for um pai, mãe ou parente já falecido ).

A partir de 14 de julho de 1990 para o saque da conta do FGTS inativa o trabalho irá precisar de dois requisitos ( ambos tem que estar preenchidos ) :

  • Ter estado no mínimo 3 anos fora do regime FGTS ( ou seja, 3 anos longe de um contrato de carteira assinada );
  • Estar no mês de seu aniversário ou posterior.

Eu faço aniversário no mês de novembro. Sai do meu emprego em janeiro de 2012 e até janeiro de 2015 não consegui nenhum emprego ou trabalhei com carteira assinada. Preenchi neste momento 3 anos de afastamento do regime CLT / FGTS.

Mesmo tendo alcançado os 3 anos eu terei que aguardar até novembro de 2015 para fazer o meu saque do FGTS.

Por isto , é bom lembra que podem ser 3 anos e alguns meses, e isto vai variar de mais para menos dependendo do mês do seu aniversário.

Quais os documentos são necessários para o saque do meu saldo FGTS ?

Estes são os documentos necessários e colocarei em negrito os que normalmente são pedidos ( aconselho ver o vídeo acima para entender o processo ) :

  • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;
  • Cartão do Cidadão ou Cartão de inscrição PIS/PASEP ou número de inscrição PIS/PASEP ou
  • Inscrição de Contribuinte Individual junto ao INSS para o doméstico não cadastrado no PIS/PASEP;
  • CTPS constando o contrato de trabalho cuja conta vinculada está sendo objeto de saque ou
  • Comprovante do afastamento do trabalhador, quando não constante da CTPS ou
  • Cópia autenticada da ata da assembléia que deliberou pela nomeação do diretor não empregado e comprovando o desligamento até 13/07/90, inclusive
  • Declaração da sociedade anônima deliberando pela suspensão definitiva do recolhimento do FGTS para os diretores não empregados, ocorrida há, no mínimo, três anos, até 13/07/90, inclusive;
  • Cópia do Contrato Social registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos ou na Junta Comercial, ou ato próprio da autoridade competente publicado em Diário Oficial, comprovando o desligamento até 13/07/90, inclusive;
  • Solicitação de Saque do FGTS (SSFGTS): formulário que deve ser preenchido corretamente e assinado, disponível em qualquer agência da CAIXA ou banco conveniado.

Mas calma que eu sei que são muitos documentos mas nem sempre todos eles serão pedidos. E este saque, como eu já disse só podem ocorrer a partir do primeiro dia útil após 3 anos fora do regime FGTS.

Quanto eu vou receber ao sacar minhas contas

Não há como mensurar isto, pois cada caso é um caso. Mas você irá conseguir sacar todo o saldo das suas contas FGTS que estejam inativas a mais de 3 anos e que lógico, satisfaça todas as condições acima.

E como saber qual é o valor total ? Se internet não for um problema para você é só ir a este site ( da Caixa ) e consultar todas o seu saldo .

Use a opção “Extrato do FGTS” para que você possa fazer a soma dos saldos e saber qual é o valor que você irá receber.

Lembrando que estes valores, conforme é falado no vídeo, irão ser disponibilizados para você 5 dias úteis após o seu pedido, ou seja, levemos em consideração que você peça amanhã, dia 11/01/2016, os valores só estarão disponíveis a partir do dia 19/01/2016.

Dúvidas ?

Se ainda houverem dúvidas, só usar o espaço de comentários para perguntar 🙂