Se alguém te deu poder ou liberdade, você foi enganado

Uma coisa que é notável na geração atual  ( e um pouco inclusive na minha ) é uma tendência estranha de achar que o mundo nos deve algo. E quando se fala então em pessoas que são mais ativistas, a coisa piora muito mais.

Há uma tendência achar que a conquista é algo a ser esquecido e que as pessoas lhe devem poder ou liberdade.

Mas vamos discutir um pouco sobre isto, para, no final concluirmos que estas devem ser coisas que você conquista, pois, ganhadas, não fazem o mínimo sentido.

Poder e liberdade são conquistas

O subtítulo deste texto meio que fala por si só. As pessoas deposi do advento de palavras como empoderamento se acham eternas cobradoras de dívidas que o mundo tem para com elas.

Mas deve-se lembrar que o empoderamento, ou o ganho de poder pessoal vem principalmente de uma conquista interna e nunca, de elementos externos.

Apesar de ligarmos o poder principalmente ao material, ele não é somente material. O poder é a sua capacidade de enfrentar a vida e suas adversidades de forma que elas não lhe tirem do seu foco principal.

A liberdade acaba vindo desta sua capacidade de enfrentar as adversidades. Ao encarar os problemas de frente e de forma mais tranquila você consegue liberdade para viver melhor e ainda, limpeza mental para focar nos seus projetos e metas.

E como são coisas internas que você deve constuir ao longo de sua vida, não faz o mínimo sentido achar que os outros lhe devem sua liberdade ou poder. Pois ao entregar para o outro a missão de lhe dar estes dois quesitos tão importantes na sua vida, você simplesmente reconhece sua incapacidade.

E ao reconhecer sua capacidade de conseguir isto sozinho, você acaba reconhecendo que a outra pessoa que lhe entregará isto é muito mais poderosa que você e também, muito mais liberta.

Você deve conquistar as coisas para realmente merecê-las

Pode parecer papo destes livrinhos de auto ajuda , mas não é. É uma constatação que eu garanto que você já viu ao longo de sua vida.

Se você conquista algo com seu esforço, você dará muito mais valor a algo que você ganhou. E ainda, se você conquistou com seu esforço, durante o processo de conquista de algo você aprenderá muito pois passará por muitas provações.

E isto é a mesma coisa quando falamos de liberdade e poder. O poder se você conquista será seu mesmo que alguém tente tirá-lo, sabe porque ?

Porque o poder é um reconhecimento que todas as pessoas lhe darão pelas conquistas que você teve ao longo da vida. E esta esta entrega somente acontecerá pois você se mostrou mais forte que todo um grupo para passar por cima de adversidades.

Por isto, não adianta pedir simplesmente que lhe dêem isto. Pois sempre alguém será mais respeitado que você pois alguém ( ou até a pessoa que disse que lhe deu o poder ) será muito mais poderoso que você.

O mesmo vem da liberdade. A liberdade somente existirá se você a conquistar. Você não é liberto se alguém lhe deu o direito de ser livre.

Você é livre ou não é. Enquanto você não aceitar que esta é uma conquista individual e você primeiro tem que estar livre dentro de si mesmo, não adianta gritar aos quatro cantos que quer que os outros aceitem sua liberdade.

Você precisa primeiro se libertar da necessidade de ser aceito pelos outros, para depois, descobrir que liberdade está em ignorar os outros para viver aquilo que você realmente quer.

 

Conquiste para realmente merecer

Entendeu agora ? Se você não conquistar, você nunca vai se sentir merecedor.

Portanto, não peça liberdade. Conquiste o direito de viver no mundo do modo como você acha que deve viver.

Também não peça respeito. Seja um indivíduo tão forte, que a sua presença será como a de um leão no meio da selva. Sua imagem trará o respeito dos outros.

E finalmente. Aceite que nem todos lhe respeitarão. E nem todos aceitarão sua liberdade.

Mas se você se sentir assim, eles serão somente pequenos percalços que deverão ser removidos do seu caminho que já está certo e objetivo.

O caminho de ser a cada dia um indivíduo melhor. Que será uma parte de uma sociedade melhor.

Pois lembre-se. A sociedade é feita de indivíduos. E a mudança começa em você, não nos outros ou em um coletivo.