Quatro formas de lidar com a ansiedade

Um dos grandes problemas do nosso mundo moderno é a ansiedade. Isto porque, se antes tínhamos uma vida muito mais tranquila hoje somos forçados a todo o momento a nos preocupar com trabalho, família, saúde e tantas outras coisas, que, no fim, ficamos um poço de ansiedade ou stress.

Eu sou uma pessoa ansiosa. Um dos motivos pelos quais, inclusive, já tive uma grande crise de stress no passado. E, infelizmente, a ansiedade acaba por nos atrapalhar a chegar na nossa prosperidade, seja ela financeira , pessoal ou profissional pois nos leva a muitas variações de humor e isto acaba não sendo nada bom para nossa produtividade.

Não sou psicólogo e nem profissional de saúde, mas tudo que estou ensinando abaixo é algo que faço  ( ou tento fazer ) no meu dia a dia, como uma pessoa que sofre deste mal da ansiedade.

Como lidar com a ansiedade

1. Faça exercícios

Uma das coisas que aprendi nos últimos anos foi que exercícios conseguem acalmar um pouco nossa ansiedade., até porque o ansioso não se cura da ansiedade, ele é um eterno ansioso.

Tirar um pequeno tempo no nosso dia a dia para este cuidado com nós mesmos  é primordial. Este pequeno tempo que tiramos para nós mesmos pode ser ótimo pois quebra um pouco o ritmo dos pensamentos do dia a dia, e consegue inclusive, nos permitir navegar por fora da ansiedade diária.

Com isto, talvez, neste pequeno tempo, saindo de casa e pensando um pouco no exercício ou até em outras coisas você possa vir a ter boas idéias de negócios ou então, até, ganhar um pouco de sossego para matar um pouco esta ansiedade.

O exercício físico é uma ótima forma de lidar com a ansiedade pois ele além de aumentar seus níveis de energia ele conseguirá consumir os elementos químicos do nervosismo que são o cortisol e a adrenalina que estão presentes sempre que estamos em estados de stress.

2. Reformule-se ( reprograme-se ) para o que lhe causa ansiedade

Vou falar um pouco mais sobre isto em breve, a EFT que é ótima para melhorar sua prosperidade mas,  a ansiedade ocorre porque ela é resposta a uma emoção causada por algum evento.  Ou seja, nós ansiosos tendemos a aumentar as coisas.

Se vamos falar em público, com toda certeza aquilo será assustador, porque iremos criar uma série de emoções que nos levarão a uma ansiedade tão grande que uma apresentação que poderia ser ótima, virará um suplício ou até, um lixo.

Assim, uma forma de livrar-se um pouco da ansiedade é reformular o pensamento. Evidentemente que qualquer apresentação, seja uma palestra ou um show dará um frio na barriga, mas temos sempre que nos reprogramar.

Portanto, se você está preocupado com sua atuação, primeiro, lembre-se que você foi convidado para isto, portanto, é competente. E depois ache uma emoção que diminua um pouco seu ritmo cardíaco e adrenalina, como “Eu estou calmo” ou “estou animado e motivado” , ou outra coisa qualquer. Assim que o pensamento mudar seu “estado emocional”, foque-se nele e deixe que tudo aconteça com normalidade.

E finalmente, faça isto para qualquer  coisa. Numa entrevista, quando estiver nervoso, pense que aquilo é para melhorar sua vida, ou ter uma chance mais digna de trabalho.

Ou seja, sempre dá para reformular aquilo que você pensa e no fim, conseguir lidar melhor com os sentimentos da ansiedade.

3. Substitua os pensamentos ansiosos por pensamentos apaziguadores fazendo uma lista dos problemas e seus planos de ação

Boa parte das pessoas se pega todos os dias com pensamentos que levam a ansiedade por um motivo bem básico. Os pensamento ansiosos ficam com estas pessoas 24 horas do seu dia.

E outro grande problema. Boa parte de nós deixa que a ansiedade tome conta de nossa vida porque simplesmente deixamos as coisas acontecer e não temos planos de ação para chegar a uma solução. Com isto , a soma dos pensamentos ansiosos mais a falta de visão de um horizonte melhor nos levam a entrar num estado de stress extremo.

Portanto, ao contrário do que muitos vão lhe indicar, eu te indico dois passos aqui. O primeiro, é sem dúvida fazer uma lista das coisas que estão lhe deixando ansioso e estressado.

No atual momento do Brasil boa parte das pessoas com todas as garantias está tendo estados de ansiedade ligados a dinheiro já que a crise já entrou na casa de todos nós. E com o poder de compra diminuído vem as dívidas.

Então, como reprogramar-se para não deixar que este estado lhe atrapalhe ? Primeiro pense em coisas positivas, ou seja, sobre sua capacidade de sair deste problema financeiro, ou se é alguma insegurança no trabalho, lembre-se de todas as vezes que já fez isto, e, finalmente, que se lhe deram esta missão é porque você é capaz, já que nenhum chefe ou empresa vai passar uma missão ou trabalho crítico para um funcionário incompetente.

E, mudado o seu pensamento, planeje-se, ou seja, faça planos de ação. Está devendo muito ? Faça um planejamento para pagamento de suas dívidas.

Isto é importante pois você saberá como pagar suas dívidas e, se, até precisará neste meio tempo de ter uma segunda fonte de renda que poderá no futuro ser até sua renda principal.

Se recebeu um trabalho que considera muito difícil, o transforme em passos em um papel pois aí você saberá realmente se aquele trabalho é tão difícil ou não o quanto acha.

Estes dois passos , garanto, lhe darão uma sensação maior de segurança e com isto, você poderá ter uma melhora na sua ansiedade geral.

Aceite-se como ansioso

Posso lhe dizer que este é um dos modos mais importantes de se conviver com a ansiedade. Tal qual com outros tipos de problemas que os seres humanos tem, um ansioso, como eu já disse, sempre será um ansioso.

E, ao aceitar-se você irá conseguir se entender melhor e com isto, se tornar mais assertivo nas ações para não lhe deixar com este sentimento que lhe corroi todos os dias.

Assim, aceite que todas as pessoas do mundo podem sentir ansiedade. E cada pessoa no mundo reage de um jeito diferente a cada sentimento.

Portanto, os sintomas da ansiedade não são problemas mas o problema pode realmente advir de interpretações errôneas suas de sensações ou incômodos que você sente e das preocupações que possam vir a acontecer.

A ansiedade e o stress são reações normais do corpo sempre que estamos sem perigo e, se consideramos tudo a nossa volta um perigo, estaremos sempre ansiosos e estressados.

Entender e aceitar isto como parte de você irá lhe ajudar a tratar estes exageros de preocupação ou até, inseguranças que você tem e finalmente, conseguir se acalmar um pouquinho mais.

E finalmente, repita todos os dias que “não há nada de errado com você, mas esta ansiedade é só o modo do seu corpo de reagir ao stress, angústia, medo e incerteza.”

Espero que o post ajude a você ou alguma pessoa que você conheça que precisa de se livrar um pouquinho da ansiedade.