Dicas de Prosperidade 25: Quanto desistir ? – Parte 3

E vamos agora vamos continuar a série de posts sobre o momento correto de desistir. E agora é o último post da série.

Vamos lá então ?


Negócio falido que a pessoa insiste em manter

Boa parte dos empresários brasileiros passa por problemas ao longo de sua vida profissional e alguns deles infelizmente ainda não acharam o seu caminho e ficam presos a empresas que deixaram de existir a muito tempo pois se tornaram cadáveres em funcionaento.

Porque digo cadáveres em funcionamento ? Porque tais empresas que muitos empresários teimam em manter em funcionamento já não conseguem mais se manter , causando no fim sofrimento ao empreendedor que é obrigado a tirar dinheiro do bolso para pagar funcionários e fornecedores e acaba tendo a certeza que nunca receberá este dinheiro de volta.

Além disto é também importante ao empreendedor saber o momento de mudar de negócio ou até de fechar o seu pois os bons ventos de algo mudaram.

Quer um exemplo do momento certo de mudar de idéias para o seu negócio ? A alguns anos atrás muitos empreendedores viviam de vender e instalar antenas parabólicas. Boa parte dos mais jovens nem deve conhecer isto, mas, imagine uma antena da Sky com 2,40 e 3,60 metros de diâmetro.

Eu lembro que tais antenas eram o auge pois a imagem que tínhamos nas TVs era ótima. Inclusive quando fiz curso técnico muitos dos meus colegas trabalhavam com isto e inclusive tive destas na casa dos meus pais.

Bom, não é difícil dizer que muitos empreendedores mudaram de setor quando antenas como as da Sky começaram a tomar conta do mercado né ?

E é este o ponto de virada. Notar que suas vendas cairam, seus negócios deixaram de ser relevantes e mudar.

Peguei este exemplo das antenas porque acompanhei muitos deste mercado migrarem por exemplo para os provedores wireless pois o conhecimento que adquiriram instalando antenas podia ser usado nesta tecnologia também que no fim, também dependia de antenas.

E isto vale para qualquer mercado, desde uma padaria a uma banquinha em um shopping popular de grandes cidades. Leia os sinais do seu mercado para não ser engolido por ele.

Outro exemplo clássico foi o das locadoras. Imagine abrir uma hoje em tempos de NetFlix ?

Saber o momento certo de sair de furadas é sua responsabilidade. Até um emprego sem futuro em que promoções nunca saem e todo ano você é obrigado a fazer greve para receber algo. Persistir ou desistir ? Ser perderdedor ou vencedor ? A opção é sempre sua.

Isto vale até para morar em uma cidade sem futuro. Olhe a volta na sua cidade e pense se ela te oferece oportunidades de emprego e renda. E agora pense se vale a pena mudar. Este é outro momento de pensar em desistir ou persistir, até na moradia em um lugar que não te oferece nada.

Que tal analisar e ver se não é hora de mudar os rumos de sua vida e seus negócios.

Manter máquinas, equipamentos, eletrodomésticos e eletrônicos guardados achando que um dia eles serão úteis ou serão arrumados

Eu sou dono disto. Eu peco demais nisto. Minha casa, como sou aficionado por tecnologia é cheia de eletrônicos antigos que eu teimo em dizer que um dia eu usarei ou arrumarei. E com isto vou montando um lixão de eletrônicos sem utilidade.

Sou péssimo neste hábito de “desapegar” como muita gente tem facilidade, pelo menos em termos de produtos eletrônicos.

Coisas deste tipo acabam ocupando espaço e criam um efeito psicológico interessante, pois para todos os efeitos a pessoa ‘tem’ um microondas, só não está funcionando.

Notou que isto acaba sendo o oposto de simplesmente entender que a pessoa não tem microondas algum e que o  melhor seria logo comprar de outro novo.

Mesmo que este microondas tenha conserto, já pensou que ele não consegue competir com as tecnologias atuais ?

Assim não faça como eu e comece uma limpeza agora em sua casa, seu quintal, depósito ou qualquer outro lugar.

Procure por brinquedos quebrados, livros que nunca vai ler, papéis velhos, jornais amarelados, móveis quebrados, controle remoto de aparelhos que você nem tem mais, são tantas bugingangas que acumulamos sem perceber.

Eliminar estas coisas vai fazer com que você tire este passado da sua mente e libertá-la para ir para os próximos passos que, aí sim, podem te levar a prosperidade financeira ou até, prosperidade em outros campos da sua vida.

Vale lembrar que nem tudo precisa ser jogado no lixo. Você pode por exemplo optar por doar alguma coisa ou até vender na OLX para fazer um dinheiro e aí até fazer algum investimento para o seu futuro.

E se realmente quer manter algo, arrume. Tire isto do seu campo de visão e mente para que sua vida deixe de ficar presa no passado e ganhe o futuro.

Plano, projeto, promessa, resolução de ano novo ou qualquer outra decisão que tomou no passado e ainda não deu início a ação

Ano novo, vida nova ? Nem sempre né ? Todos os anos ao começo deles o que mais temos são planos. Estamos em março e garanto que muita coisa que você planejou ainda nem foram iniciadas. Então o que é necessário para que estes planos se tornem realidade.

AÇÃO !!! Sim, esqueça escrever no papel. Se algo é simples como fazer a matrícula em uma academia ou começar uma caminhada, ache forças e vá até a academia para fazer a matrícula ou simplesmente, bote um tênis e uma roupa bem legal, e caminhe.

Sim, é simples assim. Ação é o caminho. Mas há outro ponto que é muito bom lembrar.

Pense em planos palpáveis. Se você por exemplo tem pouco tempo não adianta por exemplo pensar em um trabalho adicional que tome oito horas do dia. Pense sempre em coisas que podem ser cumpridas no seu tempo disponível, pois caso não consiga cumprir o que planejou isto tende a lhe dar uma sensação de derrota muito grande.

Com a AÇÂO e planejamento assertivo, com toda certeza em breve você terá uma vida como sonha.

E quando desistir neste caso ? Nunca. Corra atrás dos seus sonhos pois todos somos capazes de chegar lá. Todos somos capazes de galgar degraus e chegar a um ponto mais alto e logo depois, galgar degraus mais altos.

Aprenda a ler suas vitórias. Você pode não ter chegado aonde quis hoje, mas, imagine, o quanto você já evoluiu ? Use estas pequenas vitórias para te dar mais força para lutar.