10 maneiras de fazer sua vida melhor

Um dos caras que eu sigo e mais gosto do conteúdo dele é o Noah Kagan. Ele além de falar sobre Marketing Digital ele fala muito sobr desenvolvimento pessoal que é algo muito importante seja você alguém do mundo digital ou offline.

E, um dos últimos conteúdos que ele mandou para a lista dele é bem interessante. Há um vídeo, que eu vou deixar abaixo ( infelizmente ele é em inglês  mas é bem interessante ) e vou comentar os pontos que ele deixou no e-mail.

Aliás, eu venho fazendo isto muito na minha vida pessoal e anda dando alguns resultados interessantes, principalmente relacionados a saúde que nunca foi um dos pontos com os quais eu tive muita preocupação.

Então vamos lá ?

Desafio de 5 horas da manhã

Este é um dos mais difíceis que eu havia conseguido fazer durante alguns tempo mas acabei perdendo o chão, principalmente este ano.

O deafio é acordar às cinco horas da manhã. Pode parecer estranho mas acordar as cinco horas da manhã é uma coisa muito legal.

Acordar neste horário lhe dará pelo menos duas horas a mais no dia e com isto, você conseguirá sem problemas fazer coisas como planejar o seu dia, aquele exercício físico que você teima em deixar para lá por desculpas como tempo …

Sem contar que acordando cedo, quando as outras pessoas ainda estiverem naquele período de despertar você já está pronto para o ataque. Irá para o trabalho mais disposto e ainda, também, caso trabalhe em home office já estará pronto para atender seus clientes e parceiros mais rapidamente neste horário.

Ou seja, acordar às cinco horas ( ou seis, caso você ache isto seja exagero ) pode lhe ajudar em muito a aumentar sua prosperidade pessoal e financeira.

Eu vou começar o meu desafio na segunda-feira. Que tal iniciarmos juntos este desafio  ?

7 dias sem beber ( ou sem doce ou qualquer outra coisa )

Eu sei, pode parecer chato mas ficar sem beber ou comer alguma coisa que possa estar lhe trazendo problemas pode ser muito bom.

Não é necessário dizer que a bebida  causa alguns pequenos problemas em nossa vida pessoal seja às vezes causando problemas sociais, como também problemas físicos, de saúde.

E doces dependendo do tipo de pessoa que você é também, principalmente quem é diabético e tem problemas com peso.

Eu vou meio que ir além do que o Noah Kagan disse. Na realidade acho que este primeiros dias além de lhe dar um boa melhora de saúde vão lhe dar uma coisa que é necessária em qualquer projeto de vida.

O pontapé inicial. Sim, ao fazer este pequeno desafio de 7 dias você pode descobrir que pode abrir mão daquela famosa cervejinha que você toma no final do dia. E descobrir que com aquele dinheiro que você deixou de gastar naquela cerveja, pode começar um curso on line para melhorar sua vida (  que tal o Adsense Experts que lhe ensina a ganhar dinheiro com blogs  ? ) ou até, começar aquela aplicação, seja no Tesouro Direto ou em Bitcoins.

Desafios como este podem lhe dar o ânimo que falta para melhorar sua vida em termos de saúde mesmo ou até, saúde financeira.

Que tal escolher aquele alimento que você pode viver sem e fazer este pequeno desafio pessoal ?

Remova os aplicativos de rede social do seu smartphone ( e limpe sua timeline das pessoas tóxicas )

Um dos pontos mais importantes para produtividade é eliminar aplicativos de redes sociais em seu smartphone. Isto é importante porque as notificações lhe tiram o foco do que é importante.

Whatsapp é um exemplo clássico. Você está lá focado em alguma coisa e chega alguma notificação.

Mesmo que você não olhe aquilo a curiosidade de ver a mensagem que chegou vai lhe tirar o foco da  sua atividade e portanto, você vai acabar não dando o melhor de si ali.

Portanto, remover os aplicativos não é se tornar insocial. É sim focar no que é importante que são seus resultados e metas.

Eu me tornei, pelo menos no Whatsapp um dos caras mais insociáveis nos últimos tempos. Pois eu olho duas ou 3 vezes somente o programa por dia ( até porque eu prefiro mesmo o Telegram … já viu o nosso canal  ? ).

Outro ponto importante que eu aprendi com o Conrado Adolpho é não ter dó de retirar pessoas tóxicas da sua timeline.

Como definir uma pessoa tóxica na sua timeline ? Aquele cara que tem ideologias radicais de esquerda ou direita, ou aquele amigo que adora uma treta. Este tipo de mensagem ao ser postada acaba por lhe ‘infectar’, e com isto, causar algum efeito negativo ao longo do dia.

Uma menagem política chata pode lhe chatear mesmo que não seja ligada a você, ou uma briga com baixarias na sua timeline ou comunicador instantâneo pode lhe causar problemas.

Portanto, há uma pessoa ali te incomodando e que lhe tira o foco  ?  Bloqueie, ou em um caso mais radical, simplesmente deixe de seguir. Irá lhe ajudar demais em focar nas suas coisas e deixar sua vida mais leve.

Desafios físicos ( corrida, bicicleta etc )

Desafiar o seu corpo é sempre bom. E eu já venho fazendo a algum tempo. Como tenho pré-diabetes o exercício é ótimo para controlar minha glicose que vinha totalmente descontrolada a um bom tempo.

Aproveitando aquelas horas que você terá ao acordar mais cedo, que tal fazer uma caminhada de 30 minutos  ? Com toda certeza estes 30 minutos que você fizer de caminhada lhe darão muito mais ânimo ao longo do dia. E, uma coisa que eu faço muito durante a caminhada é aproveitar para ir ouvindo podcasts ou áudios que eu acho legais, que me dá 30 minutos ou até uma hora de conhecimento a mais sendo multiplicado no cérebro.

Mas, além deste conhecimento novo posso dizer que as caminhadas ( que hoje de dois sem dois dias viram corridas ) são ótimos para me dar mais ânimo para passar o dia e resolvem um grande problema que eu tenho que é o de dormir. Após começar a correr e caminhar eu chego ao final do dia muito mais cansado e quando caio na cama praticamente entro em transe profundo.

Sem contar com o que melhora em outras áreas da vida.

Mas é bom lembrar de uma coisa. Os primeiros dias serão legais mas logo você irá desanimar se não fizer um desafio pessoal. Ou seja, coloque metas.

Aplicativos como o Runkeeper ou o Strava podem lhe ajudar em muito nisto. O Runkeeper que é  meu aplicativo principal ajuda demais nisto pois você pode colocar metas de perder peso ou kilometragem que irá correr ou caminhar durante um período específico.

E cara, isto é ótimo. Porque quando você consegue bater aquela meta com toda certeza você também irá querer bater mais uma meta e outra e outra.

E com isto acontecendo, o ânimo você irá acabar por continuar com suas atividades e elas com o tempo passarão a ser uma parte tão integrante do seu dia que você não irá conseguir dormir sem ter feito o exercício.

Ah, e outra coisa que me ajuda demais também são os apps  ( existe para Android e iOS ), o Zombies Run !. Ele é um jogo de imersão que em que você é um corredor que está sendo treinado ( no Zombies Run 5K ) ou está cumprindo as missões ( no Zombies Run Comum ).

É outro método legal pois no fim você irá estar jogando e tornando suas corridas mais divertidas.

Em resumo, dê o primeiro passo. Sua saúde melhorará com toda certeza.

Multiplique-se

Já vão pensar. Lá vem ele querendo que se trabalhe mais. Mas calma, é bem diferente o que eu quero lhes propor.

Multiplicar-se na realidade não é trabalhar mais. É na realidade o extremo contrário. É utilizar-se de ferramentas de otimização do tempo, técnicas de otimização do tempo e ainda, ferramentas de automatização que podem lhe ajudar a se multiplicar.

Um exemplo é por exemplo o IFTTT. Com o IFTTT você pode por exemplo criar automatizações que irão fazer tarefas na internet por você sem sua intervenção através de um gatilho.

Por exemplo, toda vez que uma pessoa específica lhe mandar um email você irá receber uma notificação no seu smartphone ou um aviso no seu navegador. Ou seja, você pode enviar uma mensagem para aquele seu cliente importante de um projeto específico e o IFTTT irá lhe avisar que chegou e você tomará a ação que precisar no momento em que você estiver liberado.

E isto é ótimo pois libera sua mente de ter que lembrar toda hora de olhar a caixa de entrada e lhe permite o foco no que é importante. Já pensou no quanto isto pode lhe ajudar a se multiplicar  ?

E ainda tem o uso da agenda. Que pode lhe liberar a mente de lembrar de compromissos . Programas como o Medisafe que lhe permitem lembrar dos seus medicamentos e lhe liberam a mente também para o que é importante.

O Trello que pode lhe ajudar a organizar sua vida inteira em forma de projeto ( eu fiz um vídeo ótimo sobre ele no curso do Gustavo Freita, o Venda Realizada ) e por aí vai.

Resumo, multiplique-se. Use  tudo a sua volta para se multiplicar.

E quer uma última dica para se multiplicar ? Faça parcerias. Seja você alguém que tem um negócio ou um empregado, conseguir parceiros para seu trabalho sempre lhe ajudará em muito no processo de se multiplicar.

 

Planejar o dia posterior

Esta é uma dica muito interessante. Planeje. Eu sempre toco neste ponto e tocava demais nele em um outro blog que eu possuia, o Empreendedor Organizado ( que acabei abandonando com o tempo ).

Planejar é o ponto mais importante para que você tenha sucessoem tudo na sua vida. Ao ter tudo planejado, se houver algum imprevisto você consegue tirar isto de letra.

E como fazer isto ? O Noah Kagan fala sobre tomar notas em um papel na noite anterior. Eu gosto deste tipo de coisa. Mas eu uso para este fim o Narrate, o EverMemo  .

Na maioria das vezes eu uso o Todoist. Eu simplesmente já crio a Tarefa na minha Caixa de Entrada e no outro dia eu processo vendo se será uma tarefa mesmo ou simplesmente, passo ela para o meio em que eu processarei.

Isto ajuda muito, pode ter certeza.

E, caso você use o  Trello. No seu projeto você pode criar uma lista ou até um card de idéias, onde você no dia anterior pode ir postando naquele card as idéias ou então criando um card específico para cada coisa que você lembrar. E como sempre é só você processar isto no próximo dia executando rapidamente ou então, dando uma data e hora para aquilo.

Novo Hobbie

Este é um ponto que eu preciso. Ultimamente meus hobbies todos são envolvidos com minha profissão principal e isto acaba não dando a mente a chance de se desligar.

Como sou músico eu possivelmente vou voltar a tocar mas você pode fazer alguma coisa diferente. Aprender uma nova língua é um que o Noah diz e eu acho bem legal. Aqui no Brasil temos escolas bem legais que ensinam por exemplo inglês de um jeito bem interessante, e eu até fiz o curso deles que é o pessoal da Universidade do Inglês.

Mas você pode por exemplo, aprender a tricotar, a desenhar ( já pensou em fazer um curso de desenho para mangás e etc ? ), aprender a arrumar celulares ( sim, porque não ter um hobbie que pode ser sua segunda profissão ) e por aí vai.

Escolha algo e tome isto como hobbie. E liberte sua mente e comece a criar novas capacidades, pois, o mundo é daqueles que estão realmente preparados.

Banho frio ( ainda não está rolando )

Dizem que isto é bom. Mas eu adoro meu banho quente. E por isto eu ainda não tive coragem o bastante para adotar esta dica.

Dizem que ele é muito bom para o metabolismo, para o humor e até para a pele. E dando uma olhada na imagem abaixo acabamos por ver que realmente um banho frio realmente pode nos ajudar em muito né ?

Eu daria a dica de começar a fazer isto de forma gradual, pois é como eu vou fazer isto.

 

Contrate um editor ( caso tenha um blog ) ou um terceiro para alguma atividade

Cara, isto é importantíssimo. Vou lhe dizer que adotar a postura de ser o único dono de tudo na sua vida pode não ser lá muito legal.

Quem tem blogs sabe o tempo que leva por exemplo um post como este aqui para ser produzido. Eu devo ter levado por volta de 2 horas para escrever isto aqui. E para um blog somente. Agora imagine se você tem um, dois ou 3 blogs … ou cinquenta como muitas pessoas tem.

Imagine escrever para isto tudo  ? Será meio complexo, não será  ? Então é hora de terceirizar sem dó aquilo que você não tem lá muito tempo para fazer.

Por exemplo, me saio bem em escrever para este blog ( mesmo que eu demore para atualizar ) e blogs de tecnologia. Mas posso ser péssimo para falar sobre moda ou saúde. Mas se eu tiver uma idéia para este tipo de blog, porque não investir em um redator.

Ele vai receber minhas requisições e me entregar aquilo que eu preciso e eu poderei me dedicar aos projetos aonde eu sou bom.

Se você por exemplo tem uma empresa de desenvolvimento. Você é ótimo em desenvolvimento mobile mas precisa agora de um desenvolvedor para fazer o site do app, para que seu clientes possam usar o app no navegador.

Ao invés de se matar para aprende a desenvolver, terceirize isto. No Fiverr ou outros sites de freelancers você pode achar diversas pessoas que podem lhe ajudar neste processo.

E você pode pensar isto para qualquer tipo de atividade. Sempre há como terceirizar alguma coisa. E com isto ganhar tempo para ter tempo. E isto é algo muito importante, tenha certeza disto.

 

E a décima dica é assinar o canal do Noah Kagan e assinar o nosso blog. Garanto que você vai curtir em muito as dicas que temos por aqui.